Contagem Regressiva
O
artista plástico, escultor e também poeta Anchieta Rolim lança nesta
sexta-feira, 13, o seu segundo livro dedicado ao nada. O evento está marcado
para as 19h na biblioteca municipal de Areia Branca. Contagem Regressiva é mais
uma obra experimental do multimedia
artist que trafega entre o protesto, o rock e a poesia contemporânea. Esta
pequena obra prima anarquista traz ainda a reprodução de uma de suas mais
importantes exposições: A industrialização do Santo Cristo, composto por
desenhos de máquinas em nanquim sobre papel branco. Os traços dialogam com os
poemas que nos levam às reflexões sobre o absurdo político da vida, os fatos de
aceitar as condições e não reparar o escarnio que existe em cada gesto.
Desde o seu primeiro livro “Agonia”,
Anchieta se revela à margem de qualquer forma, fugindo de todas as regras
impostas pela regra da literatura. Embora diga que está escrevendo um novo
trabalho que atenda ao ego dos intelectuais da poética tradicional, Rolim
permanece pensando na marginalidade do ato e da palavra. Afinal, como ele mesmo
diz em um de seus poemas: ...a engrenagem é complicada/ são trilhões de peças/
bem montadas.
Ao publicar poemas como Moscas,
Erro, Segredos e Vida, Anchieta Rolim despenca de uma ponta a outra das
possibilidades semânticas, fala do que pensa com a inocência de um menino que
escreve o primeiro verso, mas com a sensatez que já não existe no peito da
maioria dos homens. São poucos como ele que têm coragem de renegar o que todos
dizem e trilhar pelo próprio caminho sem se importar com o que dizem. Sua
poesia não é para ser boa, porque a poesia não precisa ter função de nada, nem
servir para nada. Ela só precisa dizer aquilo que o poeta tem para dizer e,
sendo assim, Anchieta diz tudo, tudo aquilo que todos queremos dizer.
COPOS
Copos
cheios
Aos
poucos
A
tormenta passa
Quando
vazios
Mente
e copo
São
um só.
INQUIETUDE
A
inquietude
Atormenta
A
Alma
Lampejos
Confundem
O
Concreto do meu corpo.
MALDITOS
Santo, santo, santo
Assim te chamam
Santo
Bendito sois
Malditos são.